Principal Alterações nas Unhas

                                                     ALTERAÇÕES NAS UNHAS

 As unhas são estruturas complexas e importantes para o organismo humano. Alterações ungueais podem ser marcadores de doenças graves ou também de alterações metabólicas e fisiológicas em fases especiais da vida. Ao contrário dos cabelos, as unhas crescem ininterruptamente. A velocidade média de crescimento é de 1 cm a cada 3 meses para as unhas da mãos e metade dessa velocidade para as unhas dos pés.

Principais Queixas:

 Unhas Frágeis: qualquer situação em que o estado nutricional, hormonal ou o estado de saúde geral esteja alterado pode se refletir nas unhas, deixando-as frágeis.  Esta pode ter várias causas, sendo as mais frequentes o uso de produtos químicos e molhar as unhas com frequência.

 Deslocamento da Unha: É o deslocamento de toda a unha do leito ungueal. Suas causas são diversas, como doenças próprias das unhas, psoríase, líquen plano, micoses e alergias a medicamentos. Porém, a principal causa é o trauma repetitivo causado pelo uso de calçados apertados.

 


As unhas assumem formas e funções diferentes nas várias espécies animais. Nos humanos e em muitos primatas, as unhas são reduzidas e arredondadas.Para evitar doenças, mantenha as unhas sempre limpas e secas para evitar procriação de bactérias e fungos. Não roa as unhas, pois isso umedece e favorece infecções, além do crescimento irregular das mesmas. Não use objetos, como alicates, que não estejam esterelizados. Veja o que podem significar algumas alterações nas unhas:

 

alt